!i-aí?!

O blog Cultura de Bairros visa mapear os grupos culturais, organizar eventos e fomentar a criação de novos grupos nos bairros da periferia de Maceió. AL. Têm como inspiração o projeto Mirante Cultural - Um Quilombo Chamado Jacintinho, que realiza apresentações de todo tipo de manifestação artística no Mirante Katia Assunção, localizado no Jacintinho
Caso tenha informações entre em contato conosco

Conheça o QUILOMBO

O CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO ALAGOANO QUILOMBO
criado no dia 05 de novembro de 2002.
filiado ao Fórum de Entidades Negra de Alagoas (FENAL).

Inicialmente o centro fazia discussões e debates sobre a necessidade de políticas afirmativas para a comunidade afro-decendente. A sede do Quilombo fica no Jacintinho, um bairro visto pela mídia e a sociedade como sinônimo de violência. Percebemos que o bairro possuía muitos grupos culturais que não tinham espaço de visibilidade e a comunidade era carente de espaços e eventos de cultura, precisávamos mudar um pouco essa realidade,                                                                                                                                    
Era o momento de sair do discurso e partir para a ação.

Em janeiro de 2008 nos reunimos e resolvemos criar um espaço onde os grupos culturais que existem no Jacintinho pudessem se apresentar,  e a comunidade tivesse acesso à produção cultural. Então criamos o projeto "Mirante Cultural, um quilombo chamado Jacintinho".
O Mirante Cultural nasceu com a intenção de trazer para o bairro do Jacintinho uma discussão política e cultural. O Jacintinho pode ser considerado um quilombo urbano por possuir diversas manifestações culturais de raízes africanas: Grupos de Capoeira, Coco de Roda, Dança Afro, Escolas de Samba, Bandas Afro e Bumba-Meu-Boi  e ainda possuir vários terreiros de matrizes africanas. Esse projeto poderia dinamizar os grupos culturais do bairro, trazer a cultura para perto de seu povo. O projeto abriu espaço para que grupos de outros bairros e até de outros municípios também viessem se apresentar, mostrar sua arte, trocar experiências.A comunidade realmente  "abraçou" o projeto e o consolidou.
Em 2008 o projeto teve dez edições, e desde lá, o  o projeto segue em frente. O Mirante Cultural acontece toda última sexta-feira do mês, ás 19h no Mirante Kátia Assunção. Desde o ano passado estamos lutando pela requalificação e mudança do nome do Mirante Kátia Assunção, para que se torne de fato um espaço digno de lazer e que homenageie um símbolo da luta quilombola.
 Com o decorrer dos meses alguns grupos começaram a participar de nossas reuniões e colocar suas dificuldades para darem continuidade aos seus trabalhos, então começamos a firmar parcerias com alguns. Essa parceria consiste em prestar apoio mútuo. Hoje o C.E.P.A.A. Quilombo têm sete grupos, que são nossos parceiros: O grupo de Teatro Máscaras sobre Máscaras; Bumba-meu-boi Excalibur; Grupo Lésbico Dandara; Escola de Samba Arco Íris; Grupo de Dança Fênix Negra; Banda Afro Mania, Cia.ltda. e o Núcleo de Capoeira.

Desenvolvemos alguns trabalhos além do projeto "Mirante Cultural, um quilombo chamado Jacintinho": aulas de capoeira e dança afro na grota do Pau D'arco e na rua Triunfo, mapeamento cultural de Maceio, através do Projeto Cultura de Bairro, apoio aos grupos parceiros, auxilio logístico à população em torno de nossa sede, etc. 

O Quilombo tem em seu planejamento anual a continuidade do Projeto "Mirante Cultural, um quilombo chamado Jacintinho", a construção de uma biblioteca comunitária e a continuação da luta em prol das políticas de ações afirmativas para a população que vive nas periferias.  

 Viviane Rodrigues
C.E.P.A.A. Quilombo
Relações Públicas
Contatos: 8843-9311